segunda-feira, 19 de outubro de 2009

CONJUNTO DOS NÚMEROS COMPLEXOS



EEFM BENI CARVALHO
ASSUNTO: NÚMEROS COMPLEXOS

QUANDO se fala em números complexos, o que nos vem na cabeça, que utilidade esses números podem ter em nossa vida cotidiana?

Para vermos a definição de números complexos precisamos conhecer sobre os demais conjuntos numéricos, por isso, clique em http://www.infoescola.com/matematica/conjuntos-numericos/# e leia sobre os conceitos relativos aos conjuntos numéricos.

FOI por volta da metade do século XVI, que alguns matemáticos italianos como Tartaglia (clique no link http://pt.wikipedia.org/wiki/Niccolò_Tartaglia e leia a biografia desse matemático e a sua importância para a construção do conhecimento matemático) e Cardano ( veja sua biografia clicando no link http://www.ditizio.ecn.br/biografia/cardano.html ).

NA mesma época, outro matemático importante foi Bombelli (para saber mais sobre esse

BOMBELLI passou a desenvolver regras para se operar com os esses novos números, chamando-os de fictícios, impossíveis, místicos ou imaginários. Para descobrir o significado desses números clique em http://pt.wikipedia.org/wiki/Número_imaginário

A PARTIR daí, os matemáticos passaram a estudar e trabalhar com raízes quadradas de números negativos de forma cada vez mais sistematizada.

MAS foi no final do século XVIII e início do século XIX, especialmente pelos trabalhos feitos pelo matemático Karl Friedrich Gauss (descubra um pouco sobre esse matemático clicando no link http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/seminario/gauss/cronologia.htm )

MAS afinal o que são números complexos? Veja a definição clicando em http://pt.wikipedia.org/wiki/Número_complexo . Para que servem os números complexos? Para descobrir clique no link http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/seminario/euler/importancia.htm

DEPOIS de fazermos uma viagem pela história dos números complexos, poste um comentário relatando o que você observou e concluiu sobre os Números Complexos.

Obs.: Essa atividade tem valor de 2,0 pt.

10 comentários:

  1. Maria Janaína Rodrigues da Silva23 de outubro de 2009 às 12:36

    Através desse relatório ficou mais fáciol saber oque é, como nasceu os numeros complexos . Onde começamos a usar numeros positivos e negativos elevados ao quadrado,que são divididos em dois grupos C e R.

    ResponderExcluir
  2. oi Jojo, vou fazer em casa valeu beijaos de sua aluna Evans. há quero meus pontos bjos

    ResponderExcluir
  3. Os números complexos parecem ser realmente complexos. Não vejo a hora de usá-los em caúculos.

    ResponderExcluir
  4. Bianca Ellen Torquato23 de outubro de 2009 às 12:45

    Os numeros complexos são numeros ultilizados no dia a dia,ou até mesmo no nosso imaginario.
    È interessante conhecer a historia de alguns matematicos.
    Gostei bastante da aula diferente *-*.

    ResponderExcluir
  5. com o seus coentarios ficou facil entender os numêros complexos e sua origem e entender um pouco sobre a vida dos maiores matêmaticos da historia como por exemplo tartaglia.

    ResponderExcluir
  6. Ramon Segundo Monteiro23 de outubro de 2009 às 12:47

    Esta aula foi bastante gratificante,nao so para mim mas como tambem para meus parceiros de sala .Nos ensino coisa fundamentais para um melhor futuro escolar

    ResponderExcluir
  7. Luciana de Sousa Barbosa23 de outubro de 2009 às 12:47

    Bom com todos os assuntos sobre os numeros na história da matematica ficamos sabendo da vida dos matematicos e suas historia. E a proxima matéria(numeros complexos) eu tenho que ficar atenta nas aulas pois ela vai me acompanhar ate na minha faculdade(administraçao). já os numeros complexos parece ser um assunto bem complexos e que tem toda uma história para eles existirem na historia da matematica.

    ResponderExcluir
  8. com o seus comêntarios ficou facil entender os numêros complexos e sua origem e entender um pouco sobre a vida dos maiores matêmaticos da historia como por exemplo tartaglia.

    ResponderExcluir
  9. Ramon Segundo Monteiro23 de outubro de 2009 às 12:50

    Esta aula foi bastante gratificante,nao so para mim mas como tambem para meus parceiros de sala .Nos ensino coisa fundamentais para um melhor futuro escolar.

    ResponderExcluir
  10. amei essa aula fiquei mais informada sobre os numeros
    complexos e suas origens
    ficou mais divertido apreender a estudar MATEMATICA...

    ResponderExcluir